Rampa magnética moto continuo, uma adaptação da magnet ramp sticky spot ou flash magnetic ramp como o autor original simplificou. Muito divertido isso de ficar brincando com ímãs...
Conforme o modelo, adaptei uma engrenagem e adicionei mais bilhas que ficam se chocando com a energia cinética excedente do percurso a esfera é expulsa, vencendo o lock magnético final, e o ciclo se repete então. Talvez comporte mais do que duas bilhas, para a estrela rodar mais continuamente, e quem sabe gerar energia. A idéia de acoplar bobinas ao longo do percurso parece boa também, já que é energia sem contato mecânico.
Me inspirei no vídeo que segue. :D
Exercício complementar para quem está trabalhando sua própria rampa magnética
(ITA-2013) Considere bolas perereca pula-pula recheadas com bilha magnética de neodímium com atração magnética proporcional a distância. Considere também que a energia potencial elástica na colisão é integralmente proveniente da energia cinética adquirida no percurso imantado. Usando somente as variáveis apresentadas na figura, defina a equação para 'h', altura que a bola B atingirá após ser colidida pela bola A.